O nosso sistema imunológico trabalha 24 horas por dia para nos proteger de várias ameaças, nomeadamente: fungos, bactérias, parasitas e vírus que podem causar desconforto, doenças e mesmo a morte.
Vários estudos científicos são realizados ano após ano para tentar desvendar este complexo sistema e o que podemos ou não podemos fazer para que o seu funcionamento seja o mais eficiente possível. Assim, não há evidências de que tomar suplementos vitamínicos melhore o nosso sistema imunológico ou o proteja, se não houver deficiências de micronutrientes. O que se verifica atualmente é que as pessoas não têm tempo nem disponibilidade para conseguirem ter uma alimentação saudável e sofrem, consequentemente, de deficiências de micronutrientes. Podemos então afirmar que a precariedade alimentar leva a um funcionamento mais frágil do sistema imunitário.
Tem-se vindo a constatar que a deficiência em vários micronutrientes (ex.: cobre, ferro, selénio, zinco e vitaminas A, B6, B9, C e E) afeta profundamente a imunocompetência.
Além da administração, aconselhada por um profissional de saúde, de suplementos alimentares existem várias medidas que devem ser tomadas para auxiliar a manter o estado de saúde:
Visite a nossa secção de suplementos alimentares indicados para a estimulação do sistema imunitário.
Artigo realizado pela farmaceurica Dra Mafalda Lopes.