Reservar Produto
Receba uma notificação por email quando este produto estiver disponivel
Saúde
07/04/2020
Detox
A purificação depois das festas.
Depois dos excessos alimentares das épocas festivas, nada melhor que um Detox para o seu organismo para desintoxicar.

Depois dos excessos alimentares habituais da Páscoa, nada melhor que um Detox para o seu organismo.

O principal objetivo de um programa Detox é desintoxicar o organismo das toxinas acumuladas ao longo de um certo período de tempo e fornecer nutrientes para melhorar o estado de saúde. Apesar do nosso organismo conseguir eliminar toxinas, através do suor, urina e fezes, não consegue eliminar todas as que absorvemos diariamente e que existem nos alimentos, no tabaco e nos medicamentos (principalmente se tiver um estilo de vida desregrado e com poucos cuidados). É aconselhada uma duração não superior a 3 dias.

Vai ocorrer uma reeducação do organismo através do consumo de alimentos saudáveis e com elevado valor nutricional. Essas mudanças passam por:

 

1. Aumentar o consumo de líquidos

Este consumo de líquidos pode ser feito através do aumento do consumo de água, chás, infusões, batidos, smoothies, gelatinas ou sumos naturais à base de legumes crus e/ou fruta. Não deve ser adicionado açúcar a nenhuma destas bebidas. O aumento de ingestão de líquidos vai promover a diurese (aumentar a produção de urina pelos rins), o que acelera a eliminação das toxinas através da urina.

 

2. Diminuir o consumo de calorias

Com uma alimentação baixa em calorias, pretende-se privar o organismo de acumular mais toxinas obtidas pela ingestão de gorduras, açúcar e alimentos processados.

 

3. Aumentar o consumo de frutas, legumes e gorduras saudáveis

A fruta e os legumes devem fazer parte da maioria das refeições/snacks. As proteínas e os ácidos gordos essenciais também devem ser ingeridos, através de, por exemplo, carnes brancas, peixe, iogurtes e queijos magros, sementes e frutos secos.

 

4. Abandonar o consumo de alimentos processados

Devem-se evitar alimentos com lactose e/ou glúten. A massa e o pão devem ser substituídos por aveia, quinoa, granola ou batata doce. Os cereais integrais (mesmo que não contenham glúten) devem ser consumidos em pequenas quantidades. Os refrigerantes devem ser totalmente excluídos.

 

Esta mudança vai conduzir à:

  • Redução das dores de cabeça e das enxaquecas;
  • Diminuição do acne e consequentemente a uma pele menos baça e mais luminosa;
  • Diminuição da retenção de líquidos e da celulite;
  • Melhoria na qualidade do sono e na qualidade de vida;
  • Sensação mais notória de energia.

 

A alteração de hábitos alimentares pode ter alguns efeitos negativos no organismo, como fraqueza, dores de cabeça, prisão de ventre ou diarreia. Estes sintomas são temporários e acabam por desaparecer ao longo do tempo (caso contrário consulte o seu médico).

As crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou a amamentar, os doentes renais, doentes imunodeprimidos e os diabéticos não devem fazer Detox. Assim como pessoas que tomem vários medicamentos.

 

O Detox deve ser acompanhado pela adoção de um estilo de vida saudável: não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e praticar exercício físico moderado.

 

Existem alguns suplementos que podem ajudar, como Absorvit Refresh Detox, Aquilea Stagutt Detox, Arkofluido Cardo Mariano Detox e Cholagutt Detox.

 

Artigo realizado pela farmacêutica Dra Mafalda Lopes.